Divisão de Acesso 2023

Pelotas goleia o Guarani-VA por 4 a 0 e se aproxima do G-4 do grupo

Em casa, Lobo deslancha após o intervalo e não vê problemas para superar o lanterna da chave. Walter joga os últimos dez minutos

Foto: Jô Folha - DP - Robério abriu o placar no início do segundo tempo e facilitou a tarefa áureo-cerúlea neste domingo

O Pelotas deslanchou nos 45 minutos finais e conseguiu, neste domingo (28), sua segunda vitória na Divisão de Acesso – a primeira sem passar sufoco. Na Boca do Lobo, o Áureo-Cerúleo atropelou o Guarani-VA por 4 a 0, pela sétima rodada da competição. O triunfo sobre o lanterna do grupo B faz o time do técnico Wiliam Campos encerrar o primeiro turno com nove pontos, em quinto lugar, colado na zona de classificação aos mata-matas.

A tranquilidade da goleada também tornou mais propícia a estreia de Walter como jogador azul e ouro. Celebrado pela torcida, o atacante entrou aos 38 minutos do segundo tempo, logo após a quarta bola na rede. Aliás, os gols áureo-cerúleos neste domingo foram marcados por Robério, Rogério, Cristian e Luan Henrique.

Na próxima rodada, a primeira do returno, o Lobo volta a encontrar o Guarani. Desta vez fora de casa, já que a tabela da Série A-2 é espelhada. Será às 15h de sábado, no estádio Edmundo Feix.

> Pelotas 4 x 0 Guarani-VA: veja como foi.

Primeiro tempo sonolento

Sem Léo, suspenso, Jacone foi o escolhido para atuar na lateral-direita – ele havia sido volante contra o Lajeadense. Assim, Germano acabou recuado para formar dupla com Escobar. Com condição de jogo, Robério começou no comando do ataque. Roger Bastos, que se destacou na rodada passada ao entrar pela ponta esquerda, apareceu desde o início na equipe por ali, com Taiberson à direita e Jandson por dentro do 4-2-3-1.

Jogando com o segundo uniforme, todo de azul, o Lobo viu o time da Terra do Mate começar pressionando. O Guarani teve uma série de escanteios e rondou a área áureo-cerúlea. Em uma cabeçada aos cinco minutos, Pedro quase abriu o placar. Logo na sequência, antes dos dez, Taiberson sofreu falta por trás de Lucas Bica e, com dores, precisou ser substituído. Entrou o jovem Luan Henrique. O centroavante dos visitantes, Camejo, também sentiu e saiu, aos 19.

Daí em diante, até o intervalo, nenhuma chance clara de gol foi criada. Com dificuldades para trocar passes no campo ofensivo, o Pelotas chegou a finalizar de longe com Roger Bastos. De cabeça em escanteio, Rogério também registrou uma conclusão. E foi só. O Guarani tentava contra-ataques, principalmente com Wendell, jogador que passou recentemente pela base do Xavante, mas não voltou a fazer Jacsson trabalhar. Ao apito final, a torcida vaiou.

Gol de Robério abre a porteira

Para a etapa final, Wiliam Campos trocou Jandson, que cometeu alguns erros técnicos na partida, por Cristian. O jogador entrou para fazer dupla com Escobar, e Germano foi adiantado para a função de meia central. Logo no segundo minuto após o intervalo, o Lobo conseguiu sair do sufoco. Robério ganhou no corpo do zagueiro depois de rebatida para a área e, cara a cara com Leonardo, tocou por baixo do goleiro, de perna esquerda: 1 a 0.

O camisa 9, que vem sofrendo com uma pubalgia e ainda não jogou uma partida inteira pelo Áureo-Cerúleo, caiu no gramado logo depois. Na marca dos dez minutos, foi substituído por Thalles. A substituição modificou o perfil do homem mais avançado da equipe, já que Walter não teria condição para tanto tempo.

Em um jogo de poucas emoções, o principal fato depois do gol foi a expulsão de Marcos, atacante do Guarani. Ele caiu em lance com Jacone na área e o árbitro apresentou cartão por simulação. Como já estava amarelado, acabou expulso. O Pelotas aproveitou bem a vantagem numérica e, na bola aérea, confirmou a vitória. Aos 27, Cristian cobrou falta e Rogério cabeceou no canto: 2 a 0.

Em seguida, aos 35, Luan Henrique cruzou e a bola chegou em Cristian, que bateu no contrapé de Leonardo e fez 3 a 0. Depois de tirar a pressão, o Lobo deslanchou. Na sequência, com facilidade, Xaro cruzou na segunda trave e Luan Henrique completou para as redes: 4 a 0. O camisa 17 comemorou e já ficou no banco, pois foi substituído por Walter.

Walter, um capítulo à parte

Nos pouco mais de dez minutos em campo, o camisa 18 buscou se movimentar entre as linhas de marcação para receber a bola. O Lobo tinha a posse e apenas circulava de um lado para o outro, com o placar já decidido. A cada domínio, Walter era celebrado pelas arquibancadas. Ao fim do jogo, parou para atender torcedores que pediam foto no alambrado. A expectativa é que ele possa atuar por quase meia hora na próxima rodada, em Venâncio Aires.

Ficha técnica

Pelotas (4): Jacsson; Jacone, Rogério, Heverton e Xaro; Escobar, Germano; Taiberson (Luan Henrique – 17’ 1T; Walter – 38’ 2T), Jandson (Cristian - intervalo) e Roger Bastos; Robério (Thalles – 11’ 2T). Técnico: Wiliam Campos.

Guarani-VA (0): Leonardo; Caio (Gabriel – 36’ 2T), Edmilson Júnior (Vinicius – 23’ 2T), Lucas Frank e Lucas Bica; Wester, Pedro; Wendell (Samuel – 36’ 2T), Denilson e Dudu (Thael – 23’ 2T); Camejo (Marcos – 19’ 1T). Técnico: Henrique Schwarzer.

Gols: Robério, aos 2’, Rogério, aos 27’, Cristian, aos 35’, e Luan Henrique, aos 38’ 2T.

Cartões amarelos: Roger Bastos e Escobar (P); Leonardo e Marcos (G).

Cartão vermelho: Marcos (G).

Árbitro: Geovane da Silva.

Local: Boca do Lobo.

Divisão de Acesso – 7ª rodada

Grupo A

Sábado
Veranópolis 1 x 2 Monsoon
Tupi 1 x 1 Glória
União-FW 0 x 1 Brasil-FAR

Domingo
Passo Fundo 0 x 1 Gaúcho

Grupo B

Domingo
Pelotas 4 x 0 Guarani-VA
Bagé 0 x 1 Guarany de Bagé
São Gabriel 0 x 0 Inter-SM
Santa Cruz 2 x 0 Lajeadense

Divisão de Acesso – 8ª rodada

Grupo A

Sábado (3)
15h
| Monsoon x Veranópolis
15h30min | Glória x Tupi

Domingo (4)
15h
| Brasil-FAR x União-FW
15h30min | Gaúcho x Passo Fundo

Grupo B

Sábado (3)
15h
| Guarani-VA x Pelotas

Domingo (4)
15h
| Inter-SM x São Gabriel
15h30min | Lajeadense x Santa Cruz
Guarany de Bagé x Bagé

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas 4 x 0 Guarani-VA: veja como foi Anterior

Pelotas 4 x 0 Guarani-VA: veja como foi

Taça Cidade de Pelotas de Karatê movimenta o final de semana Próximo

Taça Cidade de Pelotas de Karatê movimenta o final de semana

Deixe seu comentário